Scroll Top

Resiliência e liderança: Conheça a trajectória de Maria Pongue

Maria Pongue

No mês em que celebramos o Dia Internacional da Juventude, apresentamos: Maria Pongue uma destacada jovem angolana cuja jornada desde Angola até o Brasil é um testemunho de resiliência e liderança.

Chegando ao Brasil em 2013 para estudar, Maria enfrentou desafios significativos de adaptação e racismo. A sua experiência foi moldada pelo choque cultural e pela realidade de ser a única negra na sua turma no sul do Brasil, uma região com alta concentração de descendentes de europeus. Os obstáculos incluíram enfrentar racismo quotidiano e desafios relacionados ao seu sotaque. No entanto, Maria encontrou força e propósito ao se envolver com a Câmara Júnior Internacional (JCI), uma ONG global que promove a liderança juvenil e é parceira de várias instituições da ONU.

Maria rapidamente ascendeu na JCI, de voluntária a presidente em 2020, usando a plataforma para impactar positivamente a comunidade por meio de projectos focados em empreendedorismo social, educação ambiental, e igualdade de género.

Recentemente, Maria ministrou uma formação sobre  “Comunicação para o Desenvolvimento, Liderança e Gestão de Conflitos” promovida pelo PASCAL – Projecto financiado pela União Europeia, capacitando membros de organizações da sociedade civil, nas cinco províncias em que o projecto actua, com habilidades práticas e teóricas.

Assim como a Maria Pongue, seja a mudança que deseja ver na sua comunidade!