
Iniciou-se hoje, nas instalações da ENAPP, em Luanda, a primeira formação dos Assistentes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do PASCAL, projecto financiado pela União Europeia. A formação, que decorrerá até 20 de Setembro, tem como principal objectivo capacitar estes profissionais para apoiar de forma eficaz as OSCs na promoção da participação cidadã, boa governação e inclusão social nas suas comunidades.
Com 16 participantes, a formação abrange assistentes das OSCs de diferentes províncias, proporcionando uma plataforma para troca de experiências e reforço das capacidades locais. A acção visa dotar os assistentes de competências práticas e conhecimento técnico para apoiar as organizações a desempenharem um papel mais activo e inclusivo nos processos de governação local, especialmente em contextos onde a sociedade civil tem um papel fundamental na promoção da transparência e na defesa dos direitos das populações mais vulneráveis.
Entre os tópicos em destaque estão governação participativa, espaços de participação, diagnóstico institucional das OSCs e monitoria e avaliação. Os participantes também serão equipados com ferramentas de recolha de dados, planeamento de actividades e estratégias para fortalecer o envolvimento de jovens, mulheres e pessoas com necessidades especiais nas decisões públicas.
O PASCAL, tem como meta fortalecer a sociedade civil angolana para que esta possa influenciar de maneira mais efectiva a elaboração e implementação de políticas públicas. Esta formação é uma componente chave para o sucesso do projecto, que busca promover uma governação mais inclusiva e participativa nos municípios-alvo.
Este primeiro ciclo de capacitação é um passo importante para garantir que os assistentes das OSCs estejam devidamente preparados para desempenhar as suas funções com eficiência, contribuindo para a construção de comunidades mais inclusivas e democráticas.