
Após quatro dias intensos de trabalho, o PASCAL e a delegação angolana concluíram a sua visita de estudo na Lituânia, com avaliação positiva. O último dia foi marcado por discussões sobre participação, focadas em mulheres e pessoas com deficiências, seguidas por uma avaliação abrangente de toda a experiência.
Vilana Pilinkaitė Sotirovič, do Centro para a Igualdade, apresentou o tema da participação das mulheres na tomada de decisões na Lituânia, destacando o papel activo das mulheres na política e no desenvolvimento do país. Angola compartilhou a sua experiência, exemplificando diferentes níveis de participação das mulheres em diversos estratos sociais.
Em seguida, discutiu-se a participação das pessoas com deficiência no processo decisório, apresentado por Simona Agiskaitė, do Fórum Lituano da Deficiência. Simona partilhou os processos de participação das pessoas com deficiência no seu país, buscando atingir uma quota de 50% nos processos de tomada de decisão dos 30% actualmente existente. A delegação angolana também compartilhou a sua experiência, comprometendo-se a influenciar políticas e programas inclusivos para pessoas com deficiência em todos os níveis.
O último momento foi dedicado à avaliação dos cinco dias da visita. Cada participante expressou as suas emoções e destacou os pontos altos da experiência, comprometendo-se a implementar mudanças com base no aprendizado adquirido.
Destacou-se a relação saudável entre a administração pública e a sociedade civil da Lituânia, trabalhando juntas em prol do bem-estar dos cidadãos e cidadãs.
O compromisso do PASCAL é continuar a ser uma ponte entre a administração pública e a sociedade civil angolana, promovendo mais diálogo e trabalho conjunto para o benefício de todos os angolanos e angolanas.