
O PASCAL apresentou nesta Quarta-feira, 5 de Junho, a AMC e a AJACOM, consórcio vencedor da subvenção em uma cerimónia oficial realizada no auditório das Irmãs Paulinas, na Vila Alice, em Luanda.
A iniciativa, denominada “Acção para a Promoção da Participação de Mulheres e Jovens na Vida Pública e Política do País”, tem como objetivo principal fomentar uma participação mais activa e eficaz da sociedade civil, especialmente de grupos sub-representados como mulheres e jovens, na tomada de decisões através de plataformas de governação participativa a nível local.
O projecto, financiado pela União Europeia, foi oficialmente lançado em uma cerimónia que contou com a presença de diversos membros da sociedade, incluindo a equipa do PASCAL, representantes da administração local, líderes religiosos, líderes políticos, jornalistas, empresários de diversos sectores, mulheres, jovens e demais interessados.
Durante o evento, Ugné Chmeliauskaite, gestora do PASCAL na Lituânia, destacou que a iniciativa visa apoiar a sociedade civil e a administração local em Angola. Ressaltou ainda que as acções desenvolvidas pelo consórcio vencedor da subvenção são prioridades da União Europeia, enfatizando o compromisso com o fortalecimento da participação cidadã.
Filipe Ndofula, Director Executivo da AMC e Coordenador do consórcio, anunciou que o financiamento do projecto está orçado em 40 mil euros, com uma duração prevista de doze meses. O objectivo é impactar positivamente a vida de jovens e mulheres, especialmente em comunidades recônditas nas zonas seleccionadas de Luanda, Cazenga, Talatona e Viana.

Hermenegildo Manuel, Presidente da AJACOM, ressaltou a importância de informar e capacitar jovens e mulheres sobre a participação na vida pública do país. Ele sublinhou que a participação não se limita à crítica, mas envolve a apresentação de propostas e soluções para melhorar as comunidades.
O projecto “Acção para a Promoção da Participação de Mulheres e Jovens na Vida Pública e Política do País” é uma iniciativa piloto que abre novas oportunidades de apoio às organizações da sociedade civil em Angola. Esta acção promove a cidadania activa de mulheres e jovens, representando um passo importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa.