Scroll Top

Orçamento Participativo em debate: Assembleia Nacional e sociedade civil rumo a uma governação mais inclusiva

IMG_3172
Especialistas nacionais e internacionais discutem desafios e oportunidades para a implementação do Orçamento Participativo em Angola

A Assembleia Nacional, em parceria com o PASCAL, financiado pela União Europeia, realiza uma Conferência sobre Orçamento Participativo no dia 25 de Março, às 09h00, na Sala Multiuso da Assembleia Nacional, em Luanda. O evento tem como objectivo apresentar o Orçamento Participativo como uma ferramenta essencial para fortalecer a democracia participativa, permitindo que os cidadãos tenham voz activa na gestão pública local e na definição de políticas públicas.

Durante a conferência, especialistas nacionais e internacionais, representantes do governo, da sociedade civil e da academia, irão debater estratégias para uma implementação eficaz do Orçamento Participativo em Angola. O evento contará com a presença e participação activa de deputados das comissões especializadas da Administração do Estado e Poder Local,  Economia e Finanças, Direitos Humanos, Cidadania e Ambiente. Também estarão presentes responsáveis do Governo Provincial de Luanda, representantes de organizações da sociedade civil, académicos, investigadores e oficiais de organizações internacionais, incluindo a Embaixada de Espanha, a Delegação da União Europeia e agências das Nações Unidas.

A conferência será composta por três painéis temáticos:
📌 O ciclo do Orçamento Participativo em Angola
📌 A relação do Parlamento com os processos de descentralização administrativa
📌 O papel da sociedade civil na implementação e sustentabilidade do Orçamento Participativo

Este encontro representa um passo significativo no fortalecimento da governação participativa em Angola, procurando integrar boas práticas internacionais e adaptá-las ao contexto local, para promover uma governação mais inclusiva e próxima dos cidadãos.

Posts relacionados