
Empoderar pessoas para promover a inclusão e eficiência na gestão pública
No âmbito do PASCAL, decorre de 24 a 28 de Fevereiro um workshop regional sobre Orçamento Participativo na província do Huambo, com o objectivo de fortalecer a participação activa dos cidadãos na definição de políticas públicas e na gestão de recursos.
A sessão de abertura, realizada hoje, contou com a presença do Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Angelino Edmundo Elavoco, do Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando Paixão Manuel, do representante da DW-Huambo, Eng. Amílcar Salumbo, entre outras entidades. O PASCAL esteve representado pelo Director Pablo López e por Teófilo Kaingona, especialista em Governação e Inovação Territorial.
O workshop reúne 50 pessoas, entre elas representantes das Administrações Municipais, Técnicos do MAT, Minfin e CTGOM das províncias do Huambo, Benguela e Huila, proporcionando um espaço rico para a troca de experiências e soluções inovadoras. A formação está a ser conduzida por João Domingos, Gestor de Projectos da DW, ao final, espera-se que os participantes saiam mais capacitados para implementar práticas de orçamento participativo e, assim, contribuir para um futuro mais justo e eficiente na gestão pública.
O Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola (PASCAL) tem como missão promover a participação cidadã e a governação aberta, com um foco particular na inclusão de grupos sub-representados, como mulheres e jovens, no processo de tomada de decisão. Por meio de workshops como este, procuramos capacitar os cidadãos e técnicos para que se tornem protagonistas na construção de uma sociedade mais democrática e transparente.