
Promover a governação inclusiva e o empoderamento feminino na administração local
A constituição dos órgãos sociais da Rede de Mulheres Líderes na Governação Local marcou um passo decisivo para o fortalecimento da liderança feminina em Angola. Com o apoio do Ministério da Administração do Território e da União Europeia, através do projecto PASCAL, esta rede visa criar um ambiente mais inclusivo e participativo na gestão local. Hoje, com a nomeação da líder, a Administradora de Talatona, Sandra Batalha, para a presidência da Assembleia Geral, a Rede avançou para a formalização de um espaço de diálogo, desenvolvimento e fortalecimento da governação local. Este movimento foi essencial para garantir que as mulheres não apenas participem, mas liderem no processo de transformação das suas comunidades.
O evento que marcou a eleição das líderes teve como objectivo a criação de uma plataforma de empoderamento, capacitando as mulheres para desempenharem papéis de liderança e contribuírem efectivamente para o desenvolvimento das comunidades locais. Ao integrar mulheres governadoras, administradoras municipais e líderes locais, a Rede está bem posicionada para provocar mudanças estruturais a nível local, promovendo uma governação mais equitativa e inclusiva.
O compromisso das novas lideranças foi claro: construir uma sociedade mais justa, com mais espaço para o exercício de poder pelas mulheres.