
Capacitar mulheres para desempenharem um papel activo nas decisões políticas e sociais
A Acção de Solidariedade e Desenvolvimento (ASD), por meio do projecto Trabalhar Junto Para o Progresso do Município, no âmbito das subvenções do PASCAL, realizou, no município do Lubango, a conferência Ovakai Vaenda (Mulheres Caminhando), um marco importante para discutir os desafios e as oportunidades da liderança feminina num estado democrático de direito. Com o apoio do PASCAL, o evento teve como foco promover a participação activa das mulheres nos processos de tomada de decisões, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.
A conferência contou com a presença de 49 participantes, dos quais 44 mulheres, representando diversas entidades, incluindo o Comando Municipal da Polícia, a Direcção Municipal da Educação, a Delegação Municipal da Justiça e dos Direitos Humanos da Humpata, e várias organizações da sociedade civil.
A abertura do evento foi presidida pela Dra. Luísa Varo Kaputo, Directora Provincial do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género, que destacou a importância da liderança feminina para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento económico e social. Durante o encontro, a Dra. Aida Neusa Gomes Nelson António, Consultora Independente, orientou a conferência, estimulando discussões e reflexões sobre o papel das mulheres na tomada de decisões.
Com uma abordagem dinâmica e inclusiva, os participantes elaboraram trabalhos em grupo, onde abordaram desafios e soluções para o envolvimento das mulheres nas políticas locais e nacionais. O evento foi um reflexo da contínua missão do PASCAL e da ASD em promover a participação activa das mulheres e garantir o avanço da democracia e da igualdade de género em Angola.