
Diálogo aberto para fortalecer a agricultura e melhorar as condições locais
A DW, com o apoio do PASCAL, realizou no dia 12 de Março, um fórum comunitário sob o tema “Agricultura na Agenda do Crescimento de Icolo e Bengo”, abordando meios agrícolas, escoamento da produção e vandalização de lavras. O evento teve lugar no bairro de Maria Teresa, comuna de Caculo Cahango, município de Catete, província de Icolo e Bengo, e contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre elas mais de 60 mulheres.
O fórum contou com a presença da Administradora do Município de Catete, Luzia Diogo, do Administrador Adjunto, Costa Tchifemo, do Comandante Policial, Daniel da Silva, e da Coordenadora das Organizações da Comuna, Teresa Manuel. Durante as discussões, os moradores destacaram problemas como a vandalização dos locais agrícolas, falta de transportes, escassez de água potável, destruição de lavras por elefantes e ausência de policiamento em Caculo Cahango.
A comunidade solicitou a criação de uma cooperativa agrícola, visando soluções sustentáveis para o sector. O evento foi uma oportunidade essencial para fortalecer o diálogo entre a população e as autoridades locais, promovendo maior envolvimento e participação na tomada de decisões.
O fórum, acompanhado pela nossa Assistente para a Sociedade Civil, Apolónia Gabriel, é uma acção do projecto “Promovendo a Participação Activa das Organizações da Sociedade Civil nos Processos de Desenvolvimento Local”, financiada pela União Europeia em Angola, no âmbito do Projecto PASCAL.