Scroll Top

Fortalecer o presente, preparar o futuro: PASCAL reúne Pontos Focais e Assistentes da Sociedade Civil

Post 9 de Abril Huambo (6)
O segundo Encontro Nacional visa consolidar aprendizagens, partilhar resultados e alinhar estratégias sustentáveis de participação cidadã até ao final do projecto

Durante três dias (09 a 11 de Abril), o Huambo acolhe o segundo Encontro Nacional com Pontos Focais e Assistentes da Sociedade Civil do Projecto PASCAL. O encontro tem como objectivo avaliar os avanços do projecto, sistematizar aprendizagens e preparar, com base em dados e experiências concretas, as acções para o último trimestre de implementação.

A abertura do encontro foi conduzida pelo Director do PASCAL, Pablo Lopez, que apresentou os objectivos da agenda e sublinhou a importância estratégica deste momento de balanço e de construção conjunta do futuro.

Com facilitação das equipas da JMJ, Pluralia e do próprio PASCAL, a agenda do encontro inclui reflexões sobre os impactos das formações locais, desafios operacionais, discussão sobre a nova divisão político-administrativa e orientações para a sustentabilidade das intervenções. Foram também analisados os efeitos das acções sobre Conselhos e Comissões de Moradores, CACs, CTGOMs, autoridades tradicionais e organizações da sociedade civil, com especial atenção à continuidade das conferências municipais e provinciais.

Outro ponto de destaque foi a reflexão sobre o primeiro Encontro Nacional realizado no Lubango, cuja aprendizagem serviu de base para melhorar a actuação no terreno, nomeadamente junto dos Conselhos e Comissões de Moradores, CACs, CTGOMs, autoridades tradicionais e organizações da sociedade civil.

A presença de representantes do Ministério da Administração do Território permitiu alinhar perspectivas sobre possíveis alterações legislativas e reforçar o diálogo institucional.

A finalizar o primeiro dia do encontro, foram traçadas directrizes claras para os próximos meses e projectadas ideias sobre o legado que o PASCAL pode deixar para o futuro da governação participativa em Angola.

 

Posts relacionados