
Especialistas, representantes governamentais e sociedade civil unem forças para impulsionar a democracia participativa em Angola.
O Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local (PASCAL), em parceria com Ministério da Administração do Território, realizará no próximo dia 28 de Abril a “Conferência Internacional sobre o Envolvimento da Sociedade Civil na Governação Local”, no Hotel Alvalade, em Luanda, pelas 8h30.
Este evento de alto nível reunirá cerca de 150 participantes, incluindo representantes governamentais, organizações da sociedade civil, especialistas internacionais e académicos, com o objectivo de fortalecer os mecanismos de participação cidadã na gestão pública local em Angola.
A conferência contará com a presença de S.E. Sr. Dionísio da Fonseca, Ministro da Administração do Território, e S.E. Sra. Rosário Pais, Embaixadora da União Europeia em Angola, entre outras autoridades nacionais e internacionais. O programa inclui painéis sobre perspectivas internacionais com especialistas da Lituânia e Portugal, abordagens nacionais lideradas por experientes activistas angolanos, e apresentação de casos práticos desenvolvidos em municípios das cinco províncias onde o PASCAL actua: Benguela, Huambo, Huíla, Luanda e Malanje.
Entre os oradores internacionais destaca-se Justina Kaluinaite, Oficial de Políticas na Lituânia, e Bruno António, Director Executivo da Rede Juvenil para o Desenvolvimento Local (DYPALL). Do lado angolano, participarão Fernando Pacheco, reconhecido representante da sociedade civil, além de líderes de organizações que implementam projectos no terreno.
O PASCAL é uma iniciativa que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva em termos de governação participativa, com foco em grupos desfavorecidos, incluindo mulheres e jovens. O projecto é implementado pela FIAP (Espanha) e pela CPVA (Lituânia), com um financiamento da
União Europeia.