
Capacitação reforça a organização e clarifica responsabilidades para maior eficiência nas comunidades.
No município da Cacula, os membros do CTGOM e do secretariado do CAC participaram de uma formação dinâmica sobre os processos de gestão dos CACs, focada na organização, atribuições e na clareza dos papéis institucionais. Conduzida pelo Ponto Focal do PASCAL, Manuel das Mangas, com base no Decreto 225/18 e no Despacho 160/19, a sessão destacou a importância do secretariado na estruturação e condução das reuniões, garantindo maior eficiência na participação comunitária.
Os participantes destacaram a necessidade de esclarecer os papéis entre o secretariado do CAC e os técnicos da Secretaria da Administração Municipal, garantindo que tarefas como preparação, organização e distribuição de documentos sejam executadas correctamente pelo secretariado. Também foi reforçada a importância de listas de presenças bem elaboradas para análise de participação e do cumprimento do prazo de até cinco dias para disponibilização das actas.
A capacitação proporcionou discussões construtivas sobre a transparência e a eficiência dos processos, sublinhando o compromisso do PASCAL em fortalecer os mecanismos de participação comunitária e a governação local.