
Entre os dias 20 a 23 de Maio, a província do Huambo acolheu, nas instalações do CEFOJOR, a segunda formação de jornalistas promovida pelo PASCAL – projecto financiado pela União Europeia, com foco no Jornalismo Cidadão. Durante quatro dias, jornalistas e directores de diversos órgãos de comunicação social exploraram abordagens inovadoras para amplificar a voz das necessidades da população.
A formação terminou com visitas a importantes instalações de comunicação social no Huambo, incluindo os estúdios da Rádio e TV Escola, Rádio Nacional do Huambo, Rádio Ecclesia, ANGOP, Edições Novembro, Televisão Pública de Angola e TV Zimbo. Além disso, foi realizada uma visita ao centro cultural do Huambo, seguida de uma discussão sobre “Passos para a criação de uma rede de jornalistas no âmbito da governação participativa”. Dessa discussão resultaram várias recomendações para aprimorar o impacto do projecto nas comunidades com a colaboração dos jornalistas.
Entre as principais recomendações destacam-se:
- Criação de grupos de Jornalistas: sugeriu-se a formação de grupos de jornalistas que possam propor pautas e produções para análise e discussão em grupo, com balanços periódicos do trabalho realizado, para avaliar o impacto e a relevância do jornalismo cidadão.
- Estabelecimento de metas específicas: definiram-se metas específicas para a produção de jornalismo cidadão, criando pequenas redes locais e provinciais para monitorar e avaliar os resultados práticos, com posterior apresentação ao PASCAL.
- Estratégias e temas para reportagens: foram propostas estratégias e temas a serem abordados em reportagens e emissões locais ou comunitárias, assegurando que os resultados da formação sejam visíveis ao público.
A formação reafirma o compromisso do PASCAL em promover uma imprensa que fortaleça a participação cívica, a transparência e a responsabilização das instituições públicas, contribuindo para uma governação mais democrática e participativa em Angola.