Scroll Top

Delegação angolana fortalece laços e troca experiências na Lituânia

Visita à Lituânia

Uma delegação composta pela equipa do PASCAL, Governo de Angola e Organizações da Sociedade Civil, participa de uma visita de estudo à Lituânia, de 22 a 28 de Abril de 2024, no âmbito do projecto financiado pela União Europeia “Apoio PASCAL”.

A delegação inclui a Secretária de Estado para Administração do Território, a Vice-Governadora da Huíla para área social, administradores municipais, técnicos da administração local, diplomatas angolanos na Polónia, a equipa do PASCAL, representada pelo Director do Projecto, Pablo López Deán, a Especialista da Sociedade Civil, Analdina Nouemou e o Especialista de Comunicação, Nelson Rodrigues, e representantes de organizações da sociedade civil em Angola.


O primeiro dia da visita de estudo, foi marcado por um intenso programa de aprendizado e troca de experiências em Vilnius, com foco no fortalecimento da participação da sociedade civil no processo de políticas públicas. O Instituto de Relações Internacionais e Ciência Política de Vilnius foi o palco de um debate sobre a importância da sociedade civil na construção de políticas públicas eficazes.
Verónica Pereira, do Instituto Mosaiko para a Cidadania, abriu o evento com uma palestra sobre as interacções entre a sociedade civil e o governo angolano, destacando os benefícios mútuos e os desafios a serem superados. O debate contou com a participação de representantes do governo e da sociedade civil de ambas as nações. O tema central foi a comunicação e colaboração entre essas organizações.
Gaja Šavelė, Martynas Šiurkus, Teresa Quivienguele, Mauro Paciência, Modestas Bastys e Verónica Pereira apresentaram uma variedade de visões sobre a relação entre os governos e a sociedade, enfatizando a necessidade de um diálogo constante para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e representativas.
Este primeiro dia, não só proporcionou uma base teórica sólida para os próximos dias, mas também reafirmou o compromisso com a transparência, a colaboração e o fortalecimento da sociedade civil como um pilar da governação. A visita continua com actividades programadas para promover a troca de conhecimentos e experiências entre Angola e a Lituânia.