
Governação Participativa: Construindo Pontes entre Sociedade Civil e Governo
Durante dois dias, o Huambo foi palco da Conferência Provincial sobre Governação Participativa, uma iniciativa das Organizações da Sociedade Civil, incluindo a Rede Mulher Angola, ASDDA, AMAA e o Projecto PASCAL, financiado pela União Europeia.
O objectivo da Conferência é contribuir para a eficácia do diálogo e da cooperação entre as Organizações da Sociedade Civil, Líderes Políticos, Fazedores de Opinião e Figuras Eminentes, reconhecidos pelo seu elevado grau de influência moral e capacidade de abordar questões sociais a nível local, impulsionando o desenvolvimento económico sustentável por meio de uma interacção eficaz com o Governo.
O evento reuniu representantes dos cinco municípios de intervenção do PASCAL – Caála, Longonjo, Cachiungo, Bailundo e Huambo Sede –, quadros das administrações locais, líderes associativos e juvenis, além de membros do Conselho Municipal da Juventude. A presença do Delegado Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos e dos Administradores Municipais, em representação do Governador do Huambo, destacou a relevância do encontro.
No primeiro dia, foram realizadas apresentações temáticas, reunindo 96 participantes, dos quais 34 eram mulheres. Já o segundo dia contou com 98 participantes, incluindo 44 mulheres, e foi dedicado à partilha de experiências sobre Governação Participativa. Este momento contou com as contribuições dos Administradores Adjuntos dos Municípios da Caála e do Bailundo, bem como do Diretor do Gabinete Municipal da Educação do Cachiungo e do Diretor do Gabinete Jurídico da Administração Municipal do Huambo, ambos representando os respectivos Administradores Municipais.
Esta iniciativa reflecte o compromisso do PASCAL em fortalecer a participação cidadã, promovendo processos de decisão mais transparentes e inclusivos, essenciais para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.