
Secretariado do CAC e líderes municipais discutem inovação e transparência no governo
No dia 4 de Setembro, a cidade do Lubango foi palco de uma importante sessão de formação focada em Governos Abertos e o Hexágono da Inovação Pública. A formação, destinada ao secretariado do CAC municipal, membros do Comité Técnico de Gestão Orçamental Municipal (CTGOM), administradores comunais e directores municipais, foi facilitada por Manuel das Mangas, Ponto Focal do PASCAL na Huíla.
A abertura do evento coube ao Sr. Edson Bandeira, Administrador Municipal Adjunto para a área económica, destacando a importância da transparência e da colaboração na administração pública. O encontro contou com 40 participantes, incluindo 11 mulheres, marcando um momento de intensa troca de conhecimentos e experiências.
Durante a formação, foram abordados os princípios fundamentais dos governos abertos, como a transparência, participação cidadã e colaboração entre o governo e a comunidade. Os participantes também exploraram a “escada da participação”, discutindo diferentes níveis de envolvimento cidadão, desde formas manipuladas até participações mais significativas e simbólicas.
A discussão se aprofundou nas Boas Práticas de Governos Abertos, com os presentes reconhecendo a necessidade de aprimorar as práticas actuais para garantir que as informações cheguem aos cidadãos de maneira clara e eficaz, e que a co-criação seja uma realidade na gestão pública.
O evento foi concluído com uma sessão de perguntas e respostas, permitindo uma revisão dos conceitos discutidos e o encerramento formal pelo Administrador Edson Bandeira, reiterando o compromisso com a melhoria contínua das práticas de governação no Lubango.