
Encontros estratégicos em Malanje e Huambo fortalecem a participação local
Os Pontos Focais do PASCAL em Malanje e Huambo realizaram diversas actividades nos dias 19 e 20 de Março, reforçando o compromisso com o envolvimento comunitário e a governação participativa.
Em Malanje, Jenuíno Roque apoiou a reunião preparatória da Conferência Provincial da Sociedade Civil, enquanto no Huambo, Maria de Lá Salete promoveu uma capacitação sobre Governos Abertos para Autoridades Tradicionais no Bailundo.
A reunião preparatória da Conferência Provincial da Sociedade Civil aconteceu em formato virtual e contou com a participação do PF Jenuino Roque, da Assistente para Sociedade Civil Custódia Lopes, da Coordenadora e do Técnico do Consórcio Kutunga, Gizela e Adilson, respectivamente. O objectivo foi delinear as acções que antecedem o evento, previsto para Abril de 2025, com a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSC), Administradores Municipais e Quadros do Governo Provincial.
Além disso, o Ponto Focal e o Gabinete Jurídico e Intercâmbio às Comissões de Moradores (GJIACM) deram início a um ciclo de visitas às Comissões de Moradores, com o objectivo de conhecer as dinâmicas internas de trabalho, desafios e perspectivas para fortalecer a sua actuação junto às comunidades.
No Huambo, a capacitação no Bailundo contou com 21 participantes e centrou-se na relação entre as Autoridades Tradicionais e os espaços de diálogo com a governação, reforçando a importância do seu papel na representação das comunidades e na participação nos processos decisórios.
O PASCAL continua a trabalhar para fortalecer a participação cidadã, promover a capacitação das estruturas comunitárias e criar espaços de diálogo mais eficazes entre a sociedade civil e a governação local.