
O PASCAL, tem como um dos seus principais objectivos promover a inclusão social e fortalecer a governação participativa em Angola. Reconhecendo a importância da representatividade feminina, a Ponto Focal do PASCAL no Huambo, Maria de Lassalete, reuniu-se com as directoras municipais da acção Social do Cachiungo, Sra. Mandele Viti, e do Bailundo, Sra. Julieta Dumbo, para traçar estratégias voltadas ao aumento da participação das mulheres nos espaços de decisão pública.
Após o encontro, Maria de Lassalete realizou uma sessão com mulheres do município do Cachiungo, com o apoio da Sra. Mandele Viti, abordando o tema “A Participação da Mulher na Governação Local.” O evento reuniu 22 mulheres e o presidente do Conselho Municipal da Juventude, proporcionando um espaço de discussão essencial sobre questões como desemprego, saúde sexual e reprodutiva, e a importância de um Orçamento Geral do Estado sensível ao género.
Essas acções reforçam o nosso compromisso com a capacitação de mulheres e jovens, promovendo uma governação local mais inclusiva e representativa que reflicta as necessidades e aspirações das suas comunidades. Ao engajar líderes locais e membros da sociedade civil, buscamos construir uma base sólida para o fortalecimento da participação cidadã e da inclusão de todos os cidadãos angolanos, especialmente as mulheres.