
Reuniões reforçam processos participativos e engajamento da sociedade civil
O Ponto Focal do PASCAL em Benguela, Gabriel Romeu, intensificou as actividades locais com uma série de encontros estratégicos com autoridades municipais, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o Assistente das OSC do PASCAL, no âmbito do reinício das acções do projecto financiado pela União Europeia.
Na sequência do relançamento das actividades do PASCAL no município da Catumbela, Gabriel Romeu reuniu-se com o Administrador Municipal para definir os próximos passos. Durante o encontro, foram discutidas a nomeação de um novo Ponto Focal da Administração, a designação de um Coordenador das acções da Sociedade Civil, e o reinício das capacitações dos Conselhos de Auscultação e Concertação (CACs), fundamentais para assegurar a participação comunitária nos processos de decisão local.
Outro destaque foi o primeiro encontro entre o Ponto Focal e o Assistente das OSC em Benguela. O objectivo principal foi partilhar as acções já realizadas com a sociedade civil nos municípios-piloto e elaborar um plano de apresentação pública às instituições governamentais e parceiros locais, fortalecendo a comunicação e a articulação entre as diferentes partes envolvidas.
A agenda foi concluída com uma reunião de coordenação com o Comité Técnico de Gestão Orçamental Municipal (CTGOM) da Catumbela, focada na continuidade das acções do PASCAL, conforme discutido anteriormente com o Administrador Municipal. A reunião contou com a participação de seis membros, incluindo uma mulher, e destacou a urgência na criação de um Comité de Monitoria, bem como a formação sobre Orçamento Participativo agendada para breve no Huambo.
Esses encontros reforçam o compromisso do PASCAL em promover a participação cidadã e a boa governação nos municípios de Benguela, impulsionando a transparência e o envolvimento activo da sociedade civil nas decisões locais.