
Segundo encontro nacional no Huambo, consolida aprendizagens, aprofunda estratégias e constrói caminhos sustentáveis para o futuro da governação participativa.
No Huambo, o Projecto PASCAL avança na consolidação de estratégias com os Pontos Focais e Assistentes da Sociedade Civil para garantir maior impacto e continuidade das acções locais.
No segundo dia do Encontro Nacional com Pontos Focais (PF) e Assistentes da Sociedade Civil (ASC), as atenções concentram-se no aprofundamento dos resultados obtidos nas províncias de intervenção do PASCAL e na partilha de lições que possam orientar acções futuras mais sustentáveis.
As sessões desta Quinta-feira têm como foco a sistematização do impacto das acções desenvolvidas em áreas como Orçamento Participativo (OP), Conselhos de Auscultação Comunitária (CAC), Comissões de Moradores, Autoridades Tradicionais e Conferências da Sociedade Civil. A presença de representantes do Ministério da Administração do Território (MAT) trouxe um contributo valioso ao debate sobre as implicações da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) e possíveis alterações no funcionamento dos CACs.
Com uma abordagem prática e participativa, os PF e ASC continuam a fortalecer os mecanismos de monitoria, coordenação e comunicação entre os territórios, promovendo uma acção mais coesa, orientada para resultados e com foco na participação efectiva das comunidades.
Este encontro representa um marco na construção de um legado sólido para o PASCAL, com ferramentas e estratégias que poderão perdurar para além do ciclo do projecto, beneficiando directamente os cidadãos e as estruturas locais de governação.