Scroll Top

Jornalistas e estudantes empoderados para fortalecer a participação cívica e a transparência governamental

Posts 20 de Fevereiro (10)

Durante dois dias intensivos, mais de 30 estudantes e 30 jornalistas angolanos participaram no workshop sobre Jornalismo Cidadão, para promover uma prática jornalística mais inclusiva e responsável. O evento, organizado pelo PASCAL, foi uma oportunidade única de capacitação, abordando como a recolha, análise e disseminação de informações podem fortalecer a participação cívica e aumentar a transparência governamental.

A formação contou com a experiência do jornalista Teixeira Cândido e do especialista em comunicação Marc Tawil, que apresentaram o Manual de Treinamento sobre Jornalismo Cidadão, trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do PASCAL. Ao longo do workshop, os participantes não só aprenderam os conceitos fundamentais do jornalismo cidadão, mas também deram contributos para aprimorar o manual, com base nas suas próprias experiências e necessidades nas comunidades que residem ou reportam.

Actividades práticas permitiram que todos os envolvidos desenvolvessem competências essenciais para aplicar os ensinamentos no seu dia-a-dia, promovendo um jornalismo mais ético e alinhado com as necessidades da sociedade. Este workshop é uma resposta à crescente demanda por um jornalismo mais responsável e engajado, crucial para uma sociedade mais informada, justa e participativa.

Posts relacionados