
Parceria Angola-UE Abre Caminho para o Desenvolvimento do Corredor de Lobito
O Corredor de Lobito esteve no centro de uma consulta estratégica promovida pela União Europeia (UE) na província de Benguela. Representantes da Direcção-Geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, da Delegação da UE em Luanda e do Projecto PASCAL (financiado pela UE) reuniram-se com entidades públicas, privadas e diversos sectores da sociedade para ouvir desafios, expectativas e perspectivas sobre o impacto desta iniciativa.
Integrando a parceria estratégica “Caminho Conjunto”, o projecto visa diversificar a economia angolana de forma sustentável e inclusiva, criando empregos para jovens e fortalecendo a infraestrutura local.
Durante a visita, a comitiva, que incluiu o PASCAL, participou de reuniões com o Governador Provincial de Benguela, o administrador municipal do Lobito e entidades como o Porto do Lobito, os Caminhos de Ferro de Benguela e o consórcio Lobito Atlantic Railway. A qualidade dos investimentos e o envolvimento do sector privado europeu foram destacados como pilares promissores para o crescimento regional.
Esta consulta reflecte o compromisso contínuo e de longa data da União Europeia em apoiar o desenvolvimento económico de Angola, agora com um foco especial no Corredor de Lobito como um projecto prioritário. Este diálogo forneceu pistas valiosas que contribuirão para o progresso sustentável da região e do país.