
Espaço de Articulação facilita diálogo e fortalece a preparação de temas para os CMAC.
As Autoridades Tradicionais de Malanje deram um passo importante para a integração comunitária ao elegerem uma Coordenação para o recém-criado Espaço de Articulação. Composto por cinco membros, o espaço tem o objectivo de facilitar a discussão de temas relevantes para as comunidades, contribuindo para a organização dos Conselhos Municipais de Auscultação e Concertação (CMAC).
Este espaço surge como resultado das recomendações da formação sobre Participação e Governos Abertos, promovida pelo PASCAL, e visa fortalecer a preparação e apresentação de temas relevantes nos CMAC.
O evento contou com a presença de 41 Autoridades Tradicionais, incluindo quatro mulheres. Durante o encontro, ficou clara a importância de se consolidar este espaço como um canal de diálogo activo entre as comunidades, promovendo soluções locais e ampliando a influência das Autoridades Tradicionais nos processos de decisão.
A iniciativa, que contou com a facilitação do nosso Ponto Focal, Jenuíno Roque, reflecte o compromisso do PASCAL em reforçar a participação cidadã e capacitar as comunidades para liderarem debates sobre as suas próprias necessidades.
Este é mais um exemplo do impacto positivo do projecto na promoção de Governos Abertos e na construção de estruturas de diálogo eficientes.