
Fortalecendo a governação local e empoderando comunidades em Benguela
Em uma semana de intensa actividade, o nosso Ponto Focal em Benguela, Gabriel Romeu, e o Assistente para Sociedade Civil, Inácio Tomás, realizaram uma série de acções impactantes, promovendo a participação cidadã e o fortalecimento das comunidades locais. Com o objetivo de capacitar e envolver as lideranças locais, as actividades contaram com capacitações, encontros de avaliação e o apoio ao desenvolvimento de projectos comunitários.
A primeira acção aconteceu na comuna da Catumbela, onde o CAC Comunal foi capacitado conforme o Despacho Presidencial 225/18, com a participação de 27 pessoas, incluindo líderes tradicionais, eclesiásticos e cívicos. A abertura e o encerramento foram conduzidos pelo Administrador Comunal Adjunto, Marcelino César, marcando um importante passo para o fortalecimento das instituições locais.
Seguindo para o município do Cubal, Gabriel e Inácio encontraram-se com o Administrador Municipal, o Secretário Geral e o coordenador do CTGOM para discutir o andamento das acções comunitárias e futuras parcerias. As autoridades locais reconheceram o papel fundamental do PASCAL no desenvolvimento de espaços de diálogo e participação activa dos cidadãos. O momento também foi oportuno para interagir com o Núcleo Dinamizador de Direitos Humanos, no sentido de se fazer a identificação de outras Organizações da Sociedade Civil e definir linhas de intervenção conjuntas. No final do dia, o ponto Focal e o assistente acompanharam o evento “Quintas de Debate” promovido pelo consórcio “Te Levando”, no âmbito das subvenções do PASCAL.
Ainda na comuna de Catumbela, o Ponto Focal e o Assistente reuniram-se com o Presidente das Comissões de Moradores, António Ferro Candongo, para planear futuras sessões de capacitação, reforçando o compromisso do PASCAL com a cidadania activa e colaborativa. A semana foi encerrada com uma sessão de trabalho com o Director do Gabinete Jurídico da Administração Municipal, onde foram avaliadas as capacitações realizadas e planeadas novas actividades para consolidar o engajamento comunitário.