Scroll Top

Encontros estratégicos promovem a inclusão e a transparência no Bailundo, Cachiungo e Chinhama

Pontos focais 25 de Outubro (12)
Reforço da capacitação em governação local e orçamento participativo

Na missão de promover uma Angola mais participativa e inclusiva, continuamos a mobilizar lideranças locais e comunidades no Huambo. Nesta semana, Maria de Lassalete, nossa Ponto Focal na província, liderou uma série de actividades com foco na capacitação e fortalecimento da participação comunitária nas dinâmicas de governação local. 

No município do Bailundo, Maria de Lassalete e o CTGOM local organizaram uma formação replicada sobre o Orçamento Participativo. A acção reuniu nove participantes, entre eles três mulheres, duas das quais actuaram como facilitadoras graças à sua experiência adquirida em formações anteriores. O evento abordou aspectos fundamentais, como os objectivos do Orçamento Participativo (OP), as suas etapas e a importância de monitorar e avaliar as iniciativas, fortalecendo o papel das mulheres em espaços de liderança e capacitação.

Ainda na sua jornada, a Ponto Focal dirigiu-se à Comuna da Chinhama, a cerca de 80 km do Cachiungo, onde teve um encontro produtivo com o Administrador Comunal para conhecer as iniciativas em andamento e discutir as necessidades locais. Maria de Lassalete acompanhou também uma reunião da Administradora Adjunta do Cachiungo, reforçando a importância de incluir temáticas relacionadas aos Conselhos de Auscultação e Concertação Social (CAC) no diálogo com técnicos da administração.

No encerramento dessa série de acções, a Ponto Focal esteve presente numa sessão na comuna da Luvemba, recebida pelo Administrador Comunal Adjunto e uma equipa local. Num CAC extraordinário, com 46 participantes, incluindo 5 mulheres, foi realizada uma capacitação focada em Governos Abertos, reiterando o nosso compromisso com a transparência e a participação cidadã nos espaços de governação local.

Por meio de formações sobre Orçamento Participativo e reuniões de articulação com autoridades e comissões locais, continuamos a consolidar as nossas metas de promover a transparência e o engajamento activo das comunidades nos processos de decisão.

Posts relacionados