
Autoridades tradicionais do Catchiungo envolvidas nas discussões sobre governação e inclusão
Maria de Lassalete, Ponto Focal do PASCAL no Huambo, realizou três encontros estratégicos de grande importância para a implementação das actividades do projecto financiado pela União Europeia. Os encontros visaram promover a inclusão das autoridades tradicionais e reforçar a participação cidadã nos processos de governação local.
No primeiro encontro, realizado na comuna do Bimbe, Lassalete reuniu-se com o Administrador Comunal Adjunto e membros do Conselho de Auscultação e Concertação Comunal (CAC). Entre os presentes, destacaram-se representantes da Administração, partidos MPLA e UNITA, igrejas, autoridades tradicionais (sobas e seculos), e o Conselho Comunal da Juventude, que também representa a sociedade civil. A reunião abordou a importância do orçamento participativo e o envolvimento de todos os grupos nas decisões locais.
A Ponto Focal também teve uma audiência com o Vice-Governador para o sector económico e social do Huambo, Angelino Elavoco. Durante o encontro, foram discutidas as realizações do projecto até à data e abordadas questões urgentes, como o atraso dos fundos do munícipe e o processo de renovação de mandatos dos CTGOM.
Por fim, Maria de Lassalete acompanhou uma sessão dedicada à discussão da governação participativa vs. orçamento participativo, conduzida por um membro do CTGOM de Catchiungo. A sessão contou com a presença de 57 sobas e foi aberta pelo Director Municipal da Cultura, em representação do Administrador Municipal.