
Capacitação e engajamento marcados por discussões activas sobre Governos Abertos
Os fóruns de recolha de contribuições para o Orçamento Geral do Estado (OGE) no Huambo chegaram ao fim com resultados positivos em todos os municípios. A iniciativa demonstrou um forte engajamento da comunidade, reflectindo a importância da participação cidadã na definição das prioridades de investimento público.
No dia 7 de Agosto, na sequência do encerramento dos fóruns, foi realizada uma capacitação dos membros do Conselho de Auscultação às Comunidades (CAC) do Bailundo, focada na temática de Governos Abertos. A sessão, conduzida pelo Administrador Adjunto para a área financeira, em representação do Administrador Municipal, contou com a presença de 85 participantes, incluindo 14 mulheres.
Maria de Lassalete, Ponto Focal do PASCAL (projecto financiado pela União Europeia) no Huambo, foi uma das facilitadoras da sessão.
Durante a formação, foram debatidos temas cruciais sobre a participação dos membros nas sessões dos CAC, enfatizando a necessidade de uma representação mais equitativa e a importância da transparência nos processos de tomada de decisão. Esta capacitação representa um passo importante no fortalecimento das capacidades locais e na promoção de um governo mais inclusivo e responsivo às necessidades dos cidadãos.