Scroll Top

PASCAL e delegação angolana mergulham em novas experiências em governação na Lituânia

Delegação angolana na Lituânia

No terceiro dia da Visita de Estudo à Lituânia, a delegação angolana, composta pela equipa do PASCAL, representantes do Governo e Organizações da Sociedade Civil, mergulhou em workshops enriquecedores que reforçaram o seu entendimento nas temáticas de governação.

A sessão começou com um foco especial nos Orçamentos Participativos, a delegação explorou experiências e aprendizados da CPVA e de seus parceiros. Foram apresentadas práticas impactantes, como a experiência da Transparência Internacional da Lituânia, que levantou questões importantes sobre a implementação de orçamentos participativos em municípios lituanos. O momento foi conduzido por Ingrida Kalinauskienė e Aistė Rinkevičiūtė, trazendo igualmente uma experiência de prática do voluntariado.

 

Num outro painel, foi possível aprofundar e explorar o tema: “Como o orçamento participativo dá voz à população no distrito de Kaunas?”, apresentado por uma representante do município do distrito de Kaunas.

A sessão de perguntas e respostas seguiu-se com uma rica troca de ideias e insights valiosos, demonstrando o desejo e a necessidade de adaptar e implementar práticas semelhantes em Angola, visando tornar o orçamento mais inclusivo e participativo.

Após o intervalo, os debates prosseguiram na sede da CPVA, com foco no tema “Envolvimento activo dos jovens nas políticas”, onde se reflectiu sobre iniciativas de redes locais e a importância da juventude na formação de políticas.

 
O evento terminou com uma discussão profunda sobre “O ambiente das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na Lituânia: realizações e desafios”, apresentada por Rytis Jokubauskas, Director do Instituto de Direito das ONG. Este último tema gerou um debate intenso sobre o papel das OSC no poder legislativo. Como podem elas dialogar e influenciar a assembleia na aprovação de leis que beneficiem todos os cidadãos de forma igualitária?

O dia foi rico em aprendizado e inspiração, deixando a delegação com ideias inovadoras para desenvolver melhores práticas em Angola.